Skip to content

Livro

Uma gestão qualificada aumenta a capacidade competitiva das empresas. É aos gestores que cumpre definir a visão, missão e objectivos, traçar planos, obter recursos e aplicá-los da forma mais eficiente e eficaz. Muitos profissionais assumem funções de gestão à medida que avançam na sua carreira, arcando com mais responsabilidades, liderando equipas e projectos e decidindo em que negócios actuar e de quais desinvestir. É este o contexto global que torna os conhecimentos de gestão empresarial imprescindíveis ao sucesso individual e empresarial.

Este livro faz uma abordagem geral à gestão empresarial. A gestão moderna, de empresas competitivas, requer a análise externa do meio envolvente e interna da empresa para a melhor acção estratégica quer no mercado nacional, quer internacional. Mas gerir envolve também pensar a melhor forma de organizar e estruturar, de seleccionar e liderar as pessoas, de promover a ética dos comportamentos e de agir no mercado através do marketing. Mais do que uma arte ou de senso comum, a gestão precisa de ser profissional e suportada em técnicas e instrumentos de planeamento e acção. Assim, este livro é especialmente dirigido a estudantes, gestores e executivos das diferentes funções e aos profissionais que, sem formação de base em Gestão, precisam de decidir e actuar nas suas empresas.